MatériaMais Notícias
A situação beirava o desespero em razão de uma campanha sofrível. Mas o Coritiba conseguiu deixar a zona de rebaixamento após 18 rodadas já no início do returno do Brasileirão. O feito foi alcançado graças ao triunfo, fora de casa, contra o Avaí, no último domingo. Foi o sexto jogo seguido de invencibilidade do Coxa, o quinto sem sofrer um gol sequer. Antes desacreditado e condenado, o Alviverde finalmente orgulha o torcedor em um ano sem brilho.
O 2015 do Coxa começou bem, com vaga na final do Paranaense. Mas o time perdeu os dois jogos para o Operário, com direito a 3 a 0 no Couto Pereira. Após um início ruim no Nacional, dez jogadores foram contratados. Destaques para o goleiro Wilson, o meia Lucio Flavio e o atacante Kleber, que finalmente pode voltar ao time nesta quarta, diante do Fluminense. Houve, ainda, a frustrada tentativa de trazer Leonardo Moura.
A reação não veio logo de imediato. Ney Franco assumiu a vaga do demitido Marquinhos Santos e, somente após 11 jogos sob o seu comando, o Coxa engrenou. A vitória contra o Avaí ainda foi simbólica por ter sido a segunda como visitante, uma das grandes dificuldades da equipe na competição. No Brasileiro do ano passado, por exemplo, o Coxa também só venceu duas fora de casa.
A ascensão ainda tem o atacante Henrique Almeida como protagonista. Ele, que vinha sem gols pelo Botafogo, marcou os dois contra o Avaí. Já são cinco em sete jogos.
– Em campo, nós mudamos de atitude. E o trabalho do Ney também começou a dar resultado. A missão é manter isso – disse Henrique, ao LANCE.
O Coxa, agora, terá Fluminense e Internacional, ambos no Couto Pereira, como próximos rivais para manter a tão esperada boa fase.